domingo, 8 de julho de 2012

A morte de Paul McCartney, lenda ou não?

 Oi meus queridos, queria me desculpar por abandonar o blog esses dias, mas já voltei e o melhor, tô animada pra escrever! E hoje eu resolvi fazer uma bela pesquisa e tentar resolver um mistério que muito nos intriga, afinal o que aconteceu em 1966? Paul McCartney morreu ou não? O Paul que vemos hoje seria mesmo um sósia? 
 Mas como diria Jack o Estripador, ''vamos por partes''. 

Tumblr_m59xtbmijt1qfsee9o1_500_large
 Diz a lenda, sim amigos, lenda. Voltando... diz a lenda que em novembro de 1966, Paul teria sofrido um acidente e morrido devido a um esmagamento craniano e/ou decapitação ao colidir com outro veículo por não estar atento ao sinal fechado em um cruzamento. Mas ele não morreu, ele sofreu um acidente sim, mas não foi nada tão grave. Mas muitos acreditavam que várias pistas sobre essa morte foram deixadas pelos próprios Beatles restantes. Em 1966, logo após o lançamento do álbum Revolver, os Beatles pararam de excursionar, mas isso era porque os arranjos cada vez mais complexos acabava sendo um problema nas apresentações ao vivo, e também Paul tinha sofrido o acidente de moto. Mas muitos acreditavam que era para ninguém perceber a troca, e descobrirem que havia um sósia no lugar dele.
 Muitos acreditavam que várias músicas tinham pistas claras sobre a morte. Surgiu o boato que a gravadora o substituiu pelo sósia, William Campbell, que era tão talentoso quanto Paul e a gravadora teria feito isso pois a banda estava no auge do sucesso, e eles não queriam que os integrantes se separassem. Então começa a lenda ''Paul is Dead''.
 As possíveis dicas deixadas por John e seus companheiros
 Na capa do disco Rubber Soul, os Beatles estão olhando para baixo, como se estivessem encarando a sepultura de Paul.
Tumblr_ll46qsoz791qzjervo1_500_large
Ainda falando desse disco, a música In my Life seria outra pista sobre a suposta morte, no trecho (Some are dead and some are living) ''Alguns estão mortos e alguns estão vivos'' seria uma referência a Paul. E na música I'm Looking Through You, tem o trecho (You don't look different, but you have changed /  I'm looking through you, you're not the same) ''Você não parece diferente, mas você mudou / Estou olhando através de você, você não é o mesmo'' essa seria uma referência ao sósia.
 Revolver, o disco seguinte, a capa é um desenho e não uma foto. Essa seria uma forma de que ninguém descobrisse o sósia. 
Tumblr_le7eikotwz1qeju3uo1_500_large

 Há uma mão aberta sobre a cabeça de Paul, os mortos são abençoados com a mão aberta sobre sua cabeça. A música She Said She Said tem um trecho que diz (I know what it's like to be dead) ''Eu sei como é estar morto''. 
 Sgt. Pepper's, a capa dele é cheia de mensagens subliminares, pelo menos é isso que muito acreditam... Mas vamos lá, são várias mensagens só na capa. 

 Todos os elementos da capa estariam sugerindo um funeral, no caso o funeral de Paul. Mas vamos aos detalhes. Um dos arranjos de flores lembra um baixo Hofner parecido ao que Paul tocava, e ele está sugestivamente virado para a direita, já que ele era canhoto e isso era uma prova de que Paul estava sendo enterrado. E nele contendo apenas três cordas (que estaria representando os Beatles restantes) em vez de quatro. 

 Em outro arranjo, onde se lê Beatles, na verdade estaria escrito ''Be At Leso'' (Fique em Leso), isso seria uma dica de que Paul estaria enterrado na ilha de Leso. 

 Outra dica, é uma mão aberta sobre a cabeça de Paul, e como já mencionei, estaria abençoando o morto. 

 Outra pista sobre a morte, seria uma boneca segurando um carro semelhante ao que estava envolvido no acidente de Paul.

 Logo abaixo do T, há uma pequena estátua que lembra Shiva. Para os hindus, Shiva é conhecido como destruidor, ele destrói para construir algo novo. Muitos o chama de renovador ou transformador. Na foto ele estaria apontando para Paul, assim sugerindo uma ''renovação'' para os Beatles.

 No lado esquerdo da foto, Ringo está de preto e estaria triste olhando para o lugar onde Paul estaria enterrado, e Paul (ou como muitos acreditam, o espírito de Paul), estaria com a mão no ombro de Ringo  o consolando.

 Na contracapa do disco tem mais pistas, na foto todos olham para frente, menos Paul.

 
 Na música A Day in the Life (He blew his mind out in a car / He didn't notice that the lights had changed) ''Ele arrebentou a cabeça num carro /  Não tinha percebido que o semáforo havia mudado'' essa seria umas das pistas principais. Na mesma música ainda tem um trecho ''subliminar'' (A crowd of people stood and stared, they'd seen his face before / Nobody was really sure if he was[...]) ''Uma multidão parou e o encarou, já tinham visto seu rosto antes / Mas ninguém tinha certeza se era ele [...]''. Em outra música haveria outra indicação de sua morte, em Good Morning, Good Morning, (Nothing to do save his life[...]) ''Nada a fazer para salvar sua vida''. 
 Em Magical Mystery Tour algumas músicas trazem mais dicas, em uma em especial, John diria Yes, he is dead (Sim ele está morto), ouça a música e perceba que ele diz isso logo no finalzinho, mais ou menos nos  3:12 min.
 
 Para muitos, John não aceitava que Paul fosse substituído e então soltava várias pistas durante as músicas. O nome desse disco Magical Mystery Tour (Jornada Mágica e Misteriosa) seria os fãs na busca de respostas sobre a morte de Paul, desvendarem o mistério. Em uma das fotos do encarte desse disco, todos estão com uma flor vermelha na lapela, apenas Paul tem uma preta.
5348033464_665d9f1d29_z_large
 Na bateria de Ringo está escrito ''Love 3 Beatles'', que seriam os três restantes. 
White Album (Álbum Branco) é um álbum duplo e marca o início de separação da banda, muitos desentendimentos, as poucas músicas reservadas a Geoge Harrison lhe causava insatisfação, e Yoko Ono sempre presente com o grupo. O álbum é totalmente branco, como diz o nome, mas no encarte podemos ver várias imagens enigmáticas. Um exemplo é a foto do sósia de Paul que aparece, e ainda uma foto de Paul em uma banheira e apenas com a cabeça pra fora da água, dando uma sinistra impressão que é uma cabeça decapitada.
William Campbell
 A cicatriz que tem no rosto de Paul, seria na verdade uma marca da cirurgia plástica feita por seu sósia, para ficar mais parecido com o cantor. E ainda na música I'm so Tired, logo no final da música ouve-se murmúrios de John, algo como Paul is dead, man - Miss him, miss him, miss him (Paul está morto - Sinto sua falta... ) mas é mais fácil perceber se escutar de trás pra frente.
 Há outras fotos intrigantes, tem uma em close dos quatro intrigantes que revela a cicatriz, que muitos acreditavam ser a cicatriz da plástica feito por seu sósia, mas na verdade a cicatriz era devido ao acidente de moto. 
 No Yellow Submarine temos mais dicas na capa, muitos dizem que o submarino estaria enterrado na montanha, eles estariam sobre o caixão de Paul. E novamente há uma mão sobre a cabeça dele.
 E agora vamos falar do meu favorito, o Abbey Road, a capa mais conhecida e copiada do grupo é com certeza bem polêmica. Muitos acreditam que esse álbum é o que dá a certeza de que Paul está morto, várias dicas são dadas na foto. Primeiro, os ingleses dirigem na mão esquerda e dá a impressão que o carro já atropelou Paul, e ele é o único descalço na foto e esse seria mais um indício (os mortos são enterrados de pés descalços) e ele é o único com os pés trocados e mesmo sendo canhoto segura o cigarro com a mão direita, e também está de olhos fechados. A foto estaria representando uma procissão de um enterro, e ali John de branco estaria representando o padre ou o médico, Ringo de preto seria o agente funerário, Paul o ''morto'' vestido e pronto para ser enterrado, e George de jeans surrado seria o coveiro, quem enterraria Paul. Há um carro de polícia parado entre John e Ringo, estaria representando uma ocorrência, algo como um acidente de trânsito. 
 Há um fusca estacionado ali perto e a placa está escrito LMW 28IF, e na verdade significaria Linda McCartney Widow (Linda MacCartney Viúva), o 28IF significaria 28 years if alive (28 anos se estivesse vivo) essa seria a idade de Paul na época em que o disco foi feito, e se não tivesse morrido. Paul tinha 27 anos na época, mas em algumas culturas contam-se a idade das pessoas a partir da gestação, assim, quando nasce já se tem nove meses e então essa seria a idade de Paul na época. 
Na contracapa do disco há outra pista, os furos antes da palavra Beatles estaria formando o número 3, assim mais uma vez representando que haviam restados apenas três integrantes da banda. 
 Na música Come Together tem um trecho que diz (One and one and one is three) ''Um e um e um são três'' isso seria John, mais Ringo, mais George. Paul estaria morto.
 Toda essa história sobre a morte de Paul foi realmente muito 'curiosa', mas eram na verdade apenas boatos e ajudou a banda a faturar muito, vários discos foram vendidos. Ainda existem outras pistas espalhadas, pelo menos é o que muitos ainda acreditam. Muitos jornais falavam muito sobre a suposta morte o que fez com que a notícia se espalhasse rapidamente, e Paul que estava de férias na Escócia foi obrigado a aparecer ao público para desmentir os terríveis boatos. Livros foram escritos sobre a história da morte, e é bem provável que os próprios Beatles tivessem contribuído com os boatos para impulsionarem as vendas, e ajudar na divulgação. 
 Nenhum corpo foi encontrado, nenhuma vítima do acidente apareceu o que prova que eram apenas boatos. Em 1993, Paul lançou um cd solo chamado Paul is Live, essa seria uma referência a estar vivo e desmentindo os boatos sobre sua morte. A foto também tirada na Abbey Road tem várias dicas de que ''Paul é Paul mesmo''. O seu passo está acertado, ele não está descalço e está segurando a corrente do cachorro com a mão esquerda, não há mais o carro de polícia e a placa do Fusca estacionado ali perto está escrito 50IS e isso seria a idade de Paul quando fez o cd Is 50 (Estava com 50).
 Atualmente apenas Ringo e Paul estão vivos, e todos os boatos sobre a morte na verdade serviram apenas para ajudar no sucesso. Essa é a maior e com certeza melhor lenda do rock, vale uma boa leitura e claro que muitos ainda acreditam na suposta morte, sempre existem aqueles que juram não ser Paul e sim um sósia que esteve com os outros Beatles esse tempo todo. 
 Mas, Paul não morreu. ;D

Um comentário:

  1. quem acredita nessa porcaria de lenda merece se ferrar. Boa redação. Mas PAUL, quando se trata de Paul McCartney, estamos falando de algo muito especial, eternamente em nosso coração!!!

    ResponderExcluir