terça-feira, 13 de março de 2012

O Carro Amaldiçoado de James Dean

James Byron Dean (1931-1955) 
 James Byron Dean, o rebelde dos anos 50. Um ícone de uma época em que, o rock in roll, ainda estava se disseminando, as garotas não usavam mais apenas saias rodadas, mas começavam a usar cigarretes até o tornozelo, e jeans. Os garotos com o seu topete enrolado e sua camiseta branca, tornando isso uma marca para a juventude da época.
  James Dean era ator e começou cedo quando criança fez sapateado e tocava violino, na adolescência começou a participar de teatro na escola, e ganhou sua primeira moto.  Alguns anos depois, mudou-se para Nova York e largou a faculdade, até aí já estava com um carro, um Chevrolet usado que havia ganhado do pai.  Ganhou um Tony Award, ao interpretar um homossexual na peça O Imoralista, mas ficou marcado ao interpretar Jim Stark, em Juventude Transviada, de 1955. Com Vidas Amargas, de 1955, recebeu uma indicação ao Oscar e essa foi a primeira indicação póstuma da premiação, e recebeu sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator, por Jett Rink de Assim Caminha a Humanidade, de 1956
 Mas agora vamos falar do carro. O Bastardo, ou Little Bastard que é o nome original dado por James Dean ao seu carro, foi uma ideia de Bill Hickman, e que agradou muito James. O Carro era um Porsche 550 Spyder, e foi personalizado depois que o ator o conseguiu através de uma negociação com seu Porsche 356 Speedster. 
  Agora, alguns fatos sinistros e curiosos: No dia 23 de setembro, James mostrou seu carro para o ator Alec Guinness, o amigo chegou a lhe dizer que achava o carro bem sinistro e o alertou dizendo ''Se você dirigir esse Porsche, você vai morrer em uma semana.'' e infelizmente, foi o que aconteceu uma semana depois. No dia 30, Little Bastard foi preparado por James e seu mecânico Rolf Wütherich para uma corrida de automóveis esportivos na Califórnia. James resolveu ir dirigindo, para familiarizar-se com seu carro, e Rolf foi sentado ao seu lado. 
James e Little Bastard.

 James acabou sendo multado no Condado de Kern por dirigir acima do limite de velocidade permitido, e então, ele foi dirigindo para oeste perto de Cholame, na Califórnia quando um Ford vinha em direção contrária tentou entrar em um acesso a uma outra estrada, ele era guiado por Donald Turnupseed, um estudante de 23 anos, e sem ver o carro de James, acabou entrando na pista e colidindo de frente com o Porsche. 
 Quando os policiais chegaram no local do acidente, Donald estava com um corte na testa e o nariz bastante machucado, Rolf havia sido lançado para fora do Porsche e tinha o maxilar fraturado e algumas outras  lesões. James respirava com dificuldade quando foi colocado na ambulância, mas quando chegou no Paso Robles War Memorial Hospital, já estava sem vida. Era dia 30 de setembro. 
 Agora pasmem, suas últimas palavras foram: ''Esse cara tem que parar!... Ele vai nos ver.'' E assim é o desfecho da vida de James Byron Dean.
 
 Bem, então é isso né? Errado! James Dean não foi a única vítima. Muitas outras pessoas acabaram mutiladas ou mortas depois de terem contato com Little Bastard. 
 George Barris comprou a carcaça do carro por 2500 dólares. Pouco tempo depois o carro escapou do reboque e quebrou a perna de um mecânico, após isso, Barris vendeu o motor e outras peças do carro para Troy McHenry e William Eschrid. Quando Troy e William participavam de uma corrida usando peças de Little Bastard, Troy perdeu o controle e bateu o carro em uma árvore morrendo instantaneamente, já William ficou gravemente ferido quando o carro travou subitamente e capotou em uma curva. 
 Barris manteve o carro em seu poder e continuou vendendo algumas peças. As duas rodas que haviam ficado intactas no acidente de James, foram vendidas para um homem que poucas semanas depois teve o carro jogado para fora da estrada, após os dois pneus estourarem ao mesmo tempo.
 
 Tempos depois, dois ladrões acabaram se dando mal ao tentar roubar peças de Barris. O que tentou roubar o volante teve o braço rasgado, e o outro foi ferido ao tentar roubar o banco ensanguentado de James. 
 Barris decidiu esconder o carro após esses incidentes. Ele acabou sendo convencido a emprestar a carcaça do carro para exposição, no sentido de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de dirigir. Mas, não deu muito certo. A primeira exposição foi malsucedida, a garagem que abrigava o carro se incendiou e misteriosamente o carro não sofreu nenhum dano. A próxima exposição em uma escola, terminou quando o carrou caiu do suporte de exibição, quebrando o quadril de um estudante. 
 Mas a história não acaba aí. Certa vez estava sendo transportado por um caminhão, e o motorista perdeu o controle do veículo e capotou vindo a ser esmagado pelo carro amaldiçoado. Ele caiu de outros caminhões, mas desta vez não ferindo ninguém. 
 A polícia já não sabia bem o que fazer com Little Bastard, estavam fartos e enquanto o transportavam, o carro simplesmente desapareceu misteriosamente, e nunca mais foi visto. 
 E, ainda se lembram de Rolf? Pois bem, o mecânico que havia sobrevivido ao acidente, sobreviveu a várias tentativas de suicídio também, até que em 1981 acabou morrendo em um acidente rodoviário na Alemanha. 
 
 E aí, será que alguém quer esse carro ou peças dele? Eu sinceramente não gostaria. O Bastardo, Little Bastard ou O Carro Amaldiçoado, parece não querer pertencer a ninguém. 

 Até a próxima gente. 

Fonte: RS Tri. 

0 comentários:

Postar um comentário