sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sokushinbutsu.

A disciplina, organização e objetivo em uma vida é algo admirável. Mas em algumas situações esses aspectos podem atingir uma dimensão estranha e peculiar. A preparação do próprio corpo para a morte, mais especificamente para a própria mumificação.
Alguns monges budistas praticam o que é conhecido como Sokushinbutsu, um ritual no qual o monge durante anos faz uma dieta especial para diminuir a quantidade de gordura corporal, comendo apenas sementes e nozes, tornando-se assim uma espécie de múmia.

Para se tornar uma múmia viva, os monges tinham de ser submetidos a um longo e difícil processo composto por três etapas:

Etapa 1: Por 1.000 dias os monges se alimentavam com uma dieta especial composta de nozes e sementes, e se envolviam em um rigoroso treinamento físico para livrar o corpo de gordura.
Etapa 2: Por outros 1.000 dias, eles só comem cascas e raízes, em montantes que vão sendo diminuídos gradualmente. Perto do fim, eles começam a beber chá feito a partir da seiva da árvore urushi, uma substância tóxica utilizada normalmente para fazer tigelas de lacas japonesas, que causam mais perda de fluidos corporais. O chá foi fabricado com água de uma nascente sagrada em Mt. Yudono, que agora é conhecida por conter um elevado nível de arsênio. A mistura cria um ambiente livre de germes dentro do corpo e ajuda a preservar toda a carne que foi deixada no osso.
Etapa 3Finalmente o monge se trancava em uma tumba de pedra, pouco maior que seu corpo, onde permanecia imóvel na posição de lótus. Sua única conexão com o mundo exterior eram um tubo de ventilação e um sino. À cada dia ele tocava o sino uma vez. No dia que o sino não tocasse, seus amigos saberiam que ele estaria morto.
Após 1.000 dias eles são trazidos para cima e são limpos. Se o corpo permaneceu bem preservado, o monge é considerado uma múmia viva.
Infelizmente, a maioria dos que tentaram auto-mumificação não tiveram sucesso, mas os poucos que o tiveram alcançaram o status de Buda e foram consagrados em templos. Tanto que cerca de duas dúzias dessas múmias vivas estão sob os cuidados de templos no norte de Honshu.
O governo japonês baniu a prática da auto-mumificação no final do século 19, por considerar a prática como suicídio.


Sweet Dreams and Funny Nightmares.
Death Kisses.

0 comentários:

Postar um comentário