segunda-feira, 28 de março de 2011

10 filmes mais assustadores da história do cinema.


10

Existem filmes tão perturbadores que realmente nos deixam de cabelo em pé. Hoje estarei divulgando à vocês os filmes mais assustadores na história do cinema. Devo dizer que os clássicos vem com tudo e ainda fazem muitas pessoas borrarem nas calças só de ouvirem o nome.


1- A Casa do Horror.
Ano: 1979
Diretor: Stuart Rosenberg

Lançado em DVD com o nome de Terror em Amityville, o filme conta a história de uma família que se muda para uma mansão e começa a ser aterrorizada por forças malignas da casa. O mais assustador em A Casa do Horror é saber que ele foi inspirado numa história real! Em 1974, na cidade americana de Amityville, Ronald DeFeo assassinou a tiros seus pais e quatro irmãos, alegando ter sido influenciado por espíritos do mal presentes na mansão em que eles moravam. A Casa do Horror conta a história de uma família que se mudou para essa mesma mansão e também teria sido perturbada pelas forças do mal. Acredite se quiser!
Você sabia? A excelente trilha sonora de Lalo Schifrin foi indicada ao Oscar. O curioso é que ela foi composta para ser usada no filme O Exorcista (1973), mas inexplicavelmente acabou rejeitada pelo diretor desse outro clássico do terror.


2- A Bruxa de Blair.

Ano: 1999
Diretor: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
A Bruxa de Blair é o filme de terror símbolo da geração reality show. Quando muitos ainda pensavam que a melhor maneira de atrair público era gastar milhões em efeitos visuais, A Bruxa fez sucesso justamente por seu realismo sem maquiagem.
Três estudantes de cinema correm para cima e para baixo numa floresta, chacoalhando suas câmeras de vídeo enquanto gritam desesperados, supostamente assombrados por fenômenos sobrenaturais. Só isso. Nenhum efeito especial, nada de atores profissionais, apenas um filme de tirar o fôlego e que, pelo baixo custo, tornou-se o mais lucrativo da história em retorno sobre investimento.
Você sabia? A Bruxa de Blair custou 35 mil dólares e faturou quase 250 milhões! A Casa Amaldiçoada, terror produzido por Steven Spielberg e cheio de efeitos, foi lançado uma semana antes, custou 80 milhões de dólares e sequer conseguiu se pagar.

3- A Profecia.

Ano: 1976
Diretor: Richard Donner
"Quem tiver conhecimento, calcule o número da Besta, porque é o número de um homem, e seu número é 666". Está lá na Bíblia, pode procurar!
A saga apocalíptica do anticristo Damien Thorne, iniciada no filme A Profecia, fez muita gente perder o sono com o capetinha em forma de guri. A canção Ave Satani, indicada ao Oscar, embala diabolicamente a história. Além do clima de pavor constante, o filme tem cenas explícitas de horror, incluindo uma decapitação em câmera lenta, calculada para pegar desprevenidas as pessoas que costumam esconder a cara por alguns segundos nas cenas de medo.
Você sabia? A namorada do técnico de efeitos especiais que criou a cena da decapitação morreu de maneira semelhante à da cena do filme e com um toque macabro. Ela foi vítima de um acidente de carro, ao lado de uma placa que indicava: "Próxima cidade: 66,6 km"...

 4- Carrie, A Estranha.




Ano: 1976

Diretor: Brian De Palma
E você ainda acha que a sua formatura foi ruim... Carrie, a Estranha, adaptado do primeiro livro de Stephen King, conta a história de uma colegial tímida, criada na ignorância sexual pela mãe, uma fanática religiosa. A pobrezinha surta quando menstrua pela primeira vez, tornando-se motivo de chacota das colegas de escola. Mas Carrie (Sissy Spacek) tem poderes telecinéticos, ou seja, é capaz de mover objetos com o poder da mente. Ela então decide usar tal talento para se vingar em grande estilo. O perverso final surpresa garante vários pesadelos com a esquisita Carrie?
Você sabia? Os elencos de Carrie e Star Wars foram selecionados ao mesmo tempo. À certa altura, Carrie Fisher (a princesa Leia em Star Wars) ia interpretar a Carrie. Fofocas de bastidores dizem que ela não quis fazer cenas de nudez e trocou de filme com Sissy Spacek.

5- O Chamado.

Ano: 2002
Diretor: Gore Verbinski
A idéia de O Chamado é brilhante para uma produção de terror: trata-se justamente da história de um "filme" que mata o espectador de medo. Uma garotinha materializa seu ódio numa fita de vídeo e quem a assiste morre após uma semana.
O Chamado investiga a origem da maldição, enquanto tentamos descobrir o que tornou Samara (Daveigh Chase) uma menina tão malvada ? a imagem dela saindo da tela da TV já tem lugar garantido em qualquer antologia do gênero! Quem tem curiosidade de ver a fantasminha Samara de cara limpa, basta conferir o filme Donnie Darko, no qual a atriz interpreta a irmãzinha do protagonista.
Você sabia? O Chamado é uma refilmagem americana de uma produção japonesa de 1998, Ringu.
A nova versão preserva a estrutura do original, mas capricha mais ainda nos sustos. O filme Ringu, por sua vez, foi inspirado numa lenda urbana do Japão.

7- O Bebê de Rosemary.
Ano: 1968
Diretor: Roman Polanski
Enquanto lia as primeiras páginas do roteiro de O Bebê de Rosemary, o diretor Roman Polanski achou que se tratava de uma comédia romântica.
Por isso ele decidiu que o início do filme seria nesse estilo ameno, para desorientar a platéia. O longa foi na contramão do cinema de horror da época, dominado por monstros sobrenaturais. No caso da pobre Rosemary (Mia Farrow), grávida do próprio Diabo, o pavor estava literalmente dentro dela. O filme faz parte da "Trilogia do Apartamento" de Polanski, completada por Repulsa ao Sexo (1965) e O Inquilino (1976), todos ambientados em cenários claustrofóbicos e alienantes.
O sucesso comercial de O Bebê de Rosemary, seguido de perto por O Exorcista, fez com que cineastas do mundo inteiro passassem anos imitando suas fórmulas e idéias.
Você sabia? O compositor Krzysztof Komeda, autor da sinistra canção-de-ninar do filme, morreu num acidente em abril de 1969. Quatro meses depois, Sharon Tate, esposa de Polanski, foi morta a facadas. E o prédio Dakota, cenário do filme em Nova York, seria palco do assassinato de John Lennon em 1980. Que zica!

8- O Exorcista.

Ano: 1973
Diretor: William Friedkin
Não é de se duvidar que O Exorcista tenha conseguido convencer mais pessoas da existência do Diabo do que muitas religiões juntas conseguiram! As platéias ficaram horrorizadas com a história da súbita transformação da meiga garotinha Regan (Linda Blair) numa grotesca criatura descabelada, que vomita sopa de ervilha, fala palavrões impublicáveis e usa um crucifixo para se masturbar. O filme merece a medalha de bronze neste ranking por conseguir assustar até pessoas que nunca o viram ? e juram que jamais assistirão, de tanto medo que têm! Acusado de maniqueísta e conservador (o padre jovem, com idéias progressistas, é incapaz de enfrentar o Diabo; o padre veterano encara o capeta sem vacilar), O Exorcista conseguiu dez indicações ao Oscar e foi imitado mundo afora.
Você sabia? Uma das cenas mais marcantes do filme é quando a Regan possuída gira totalmente a cabeça sobre o tronco parado. Para criar o ruído dessa aflitiva performance, o técnico de som Gonzalo Gavira gravou o barulho de uma carteira de couro cheia de cartões de crédito sendo retorcida.

9- O Iluminado.
Ano: 1980
Diretor: Stanley Kubrick
Um escritor em crise criativa, com histórico de bebedeira e violência doméstica, aceita o emprego de zelador num luxuoso hotel que permanece fechado durante todo o inverno. Ele parte para o local acompanhado pela esposa e pelo filhinho, mas logo mergulha num processo que inevitavelmente o levará à loucura. O ambiente monótono e alienante, infestado de assombrações, torna-se cenário de situações de arrepiar os cabelos, como as duas menininhas que aparecem esquartejadas no corredor e a baranga pelada que sai da banheira do quarto 237? O Iluminado foi o primeiro grande filme a utilizar a steadycam, uma câmera portátil que permite movimentos mais suaves e fluidos. Esse filme  é uma adaptação de um dos livros mais populares do mestre do terror Stephen King.
Você sabia? Stephen King simplesmente detesta o filme ? "um carrão chique e bonito, mas sem motor", já chegou a declarar. O escritor acabou fazendo sua própria versão para a TV, numa minissérie para a qual ninguém deu muita bola e que pouca gente ousa sequer comparar com o filme de Kubrick.

10- Psicose.
Ano: 1960
Diretor: Alfred Hitchcock
Podemos dizer que, antes de Psicose, filmes de terror eram brincadeira de criança. Exageros à parte, a obra-prima de Alfred Hitchcock mostrou que os piores horrores estão escondidos dentro de nós mesmos.
O filme conta a história de uma ladra que foge com 40 mil dólares e se hospeda num motelzinho de beira de estrada, onde faz amizade com o tímido proprietário. Quando menos se espera, a moça é violentamente morta a facadas no banheiro, numa das cenas mais imitadas de todos os tempos.
Inspirado nas produções de baixo orçamento, de estúdios pequenos como a American International, Hitchcock praticamente inaugurou o horror moderno. O roteiro de Psicose adapta um livro de Robert Bloch, inspirado no caso real do assassino necrófilo Ed Gein. Esse maníaco tinha o péssimo hábito de violar túmulos e roubar cadáveres de velhinhas, decorando sua casa com as ossadas. O filme acabou entrando para a história como um indiscutível clássico do gênero, que permanece chocante mesmo após décadas de imitações e paródias.
Psicose influenciou desde O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes até Halloween e Sexta-Feira 13.
Você sabia? A ousada campanha de lançamento proibiu a entrada de pessoas após o início da sessão, o que era um hábito comum na época. Também não houve sessão prévia para a imprensa, que, em parte por pura vingança, criticou o filme. Mesmo assim, Psicose virou o maior sucesso comercial de Hitchcock.

Bom, aqui só estão os clássicos. Devo dizer que O Exorcista me perturba como nenhum filme me perturbou até hoje. Dê a sua opnião, diga se há algum filme (clássico ou não) que faz seu coração saltar pela boca.

0 comentários:

Postar um comentário